DESVIO DE SEPTO

O desvio de septo corresponde à alteração do posicionamento da parede que separa as narinas, o septo, que pode ocorrer devido a pancadas no nariz, inflamações locais ou já estar presente desde o nascimento, o que causa principalmente dificuldade em respirar corretamente.

Dessa forma, as pessoas que possuem um desvio de septo devem consultar um otorrinolaringologista, caso esse desvio esteja atrapalhando o processo respiratório e a qualidade de vida da pessoa, sendo então avaliada a necessidade de correção cirúrgica do problema.

SINTOMAS DO DESVIO DE SEPTO

Os sintomas do desvio de septo surgem quando há alteração no processo de respiração, levando ao aparecimento de alguns sintomas, sendo os principais:

• Dificuldade de respirar pelo nariz;

• Dor de cabeça ou no rosto;

• Sangramento pelo nariz;

• Nariz entupido;

• Ronco;

• Cansaço excessivo;

• Apneia de sono.

Nos casos congênitos, ou seja, nos casos em que a pessoa já nasce com o desvio de septo, normalmente não são identificados sinais ou sintomas e, por isso, não é necessário tratamento.

CIRURGIA DE DESVIO DE SEPTO

A cirurgia é feita sob anestesia geral ou local e consiste em realizar um corte no nariz para descolar a pele que o reveste, seguida de correção do septo a partir da retirada do excesso de cartilagem ou de parte da estrutura óssea e do reposicionamento da pele. Durante a cirurgia o médico faz uso de um pequeno aparelho com uma câmera para analisar melhor a estrutura óssea do nariz da pessoa para tornar o procedimento menos invasivo possível.

A cirurgia dura em média 2 horas e a pessoa pode ter alta no mesmo dia, dependendo da hora que foi feita a cirurgia, ou no dia seguinte.