• Clínica Dr. Paulo David

GESTAÇÃO GEMELAR

Atualizado: 3 de Dez de 2020



COMO TRANSCORRE UMA GESTAÇÃO GEMELAR?


A gravidez é uma fase especial e inesquecível na vida de qualquer mulher — e quando esse momento vem em dose dupla, a felicidade é ainda maior. Porém, os cuidados também devem seguir essa linha e a saúde da mulher deve ser preservada, já que a gravidez de gêmeos é mais delicada e considerada de risco.

A gestação de gêmeos é um pouco mais complexa e arriscada do que a gravidez de apenas um filho. As mulheres nessas condições correm um risco maior de desenvolverem pré-eclâmpsia e ruptura de membranas, entre outras intercorrências.



PECULIARIDADES DA GESTAÇÃO GEMELAR:


Os níveis muito altos do hormônio beta-gonadotrofina coriônica (HCG), comuns na gravidez gemelar, são responsáveis pela intensidade dos enjoos, mal-estar e sonolência próprios dessa fase. Esses sintomas são tanto mais intensos quanto maior for a produção desses hormônios.

Na gravidez de gêmeos o ganho de peso varia de 10 a 18 quilos, no lugar dos 7 a 12 quilos de uma gestação comum. Os desconfortos físicos do último trimestre aumentam muito por causa da sobrecarga dos sistemas respiratório e circulatório e aparecem as estrias. A mulher que esteja gestando gêmeos precisa fazer mais ultrassonografias, exames de sangue e de urina do que uma gestante comum. Também a dopplerfluxometria deve acompanhar o fluxo sanguíneo dos bebês e certificar se o crescimento de cada feto está adequado.


É importante lembrar que a gestação gemelar exige mais atenção e os incômodos também podem ser mais acentuados tais como:


  • Enjoos mais frequentes;

  • Inchaço;

  • Câimbras;

  • Diabetes gestacional;

  • Hipertensão;

  • Cansaço extremo.


EVOLUÇÃO DA GESTAÇÃO GEMELAR:


A duração esperada da gravidez gemelar é também de 40 semanas, embora seja comum que o parto se adiante um pouco, para 36 ou 37 semanas. Quanto maior o número de gêmeos, menos costuma durar a gestação. Quadrigêmeos costumam nascer entre a 28ª e 32ª semanas.


#ClinicaDrPauloDavid #Gestação #GestaçãoGemelar #GestaçãoMultipla #Obstetrícia #GestaçãoDeRisco #DraMarinaDavid #DrPauloDavid

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo