HIPERTIROIDISMO E HIPOTIROIDISMO

A tireoide é uma glândula endócrina importantíssima para o funcionamento de todo o nosso organismo. Os hormônios liberados por ela, T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) estimulam o metabolismo, influenciando no desenvolvimento do corpo e na atividade do sistema nervoso.

A secreção aumentada dos hormônios tiroidianos provoca o hipertiroidismo e a secreção diminuída, o hipotiroidismo. A diferença entre essas duas doenças está não só nos sintomas e sinais que apresentam, mas, também, nas suas causas.

Hipotiroidismo

É uma doença que afeta o funcionamento da tireoide, glândula localizada no pescoço e responsável por produzir os hormônios T3 e T4. No hipotireoidismo, os níveis desses hormônios, que influenciam no metabolismo do corpo, ficam baixos.

Entre os principais sintomas do Hipotiroidismos, podemos listar:

• Cansaço;

• Pele seca e fria;

• Prisão de ventre;

• Diminuição da frequência cardíaca;

• Voz mais grossa como a de um disco em baixa rotação;

• Mixedema (inchaço duro);

• Diminuição do apetite;

• Sonolência;

• Reflexos mais vagarosos;

• Intolerância ao frio;

• Alterações menstruais e na potência e libido dos homens.

Hipertiroidismo

Ao contrário do hipotireoidismo, no hipertireoidismo há uma grande produção de hormônios, que pode ser por um período curto (agudo) ou longo (crônico) de tempo. São sintomas da doença emagrecimento, taquicardia, leve tremor nas extremidades, irritabilidade e insônia.

Os sintomas do hipertiroidimos são:

• Hiperativação do metabolismo;

• Nervosismo e irritação;

• Insônia;

• Aumento da frequência cardíaca;

• Intolerância ao calor;

• Sudorese abundante;

• Taquicardia;

• Perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas;

• Tremores;

• Olhos saltados;

Ficar de olho na alimentação é uma das melhores estratégias para manter a tireoide sob controle e prevenir problemas. Alguns hábitos alimentares são verdadeiros inimigos. O excesso de sal, açúcar, gorduras saturadas e alimentos refinados e industrializados afetam a tireoide e prejudicam a fabricação dos hormônios.

Cada diagnóstico necessita de um tratamento adequado que, quanto antes for iniciado, melhor e mais rápido o organismo do paciente vai reagir.