HIPOTIREOIDISMO: QUAIS OS SINTOMAS E TRATAMENTOS?

Associado muitas vezes ao ganho de peso, o hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide – glândula localizada no pescoço e responsável por regular órgãos importantes do nosso corpo, como coração, cérebro, fígado e rins. Essa disfunção se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

Nos adultos, o hipotireoidismo é causado geralmente por uma inflamação denominada tireoidite de Hashimoto, já nas crianças, o hipotireoidismo congênito é o mais comum.

SINTOMAS DO HIPOTIREOIDISMO

• Sonolência diurna.

• Intestino preso.

• Unhas quebradiças.

• Pele seca.

• Ganho leve de peso (dificilmente, passa de 5 kg).

• Queda de cabelo.

• Alteração menstrual.

• Unhas quebradiças.

• Dificuldade de raciocínio.

• Causas e consequências do hipotireoidismo

TRATAMENTOS PARA O HIPOTIREOIDISMO

Para crianças ou adultos, o tratamento do hipotireoidismo consiste na reposição do hormônio em falta na tireoide, o que é feito através da ingestão diária de hormônio tireoidiano produzido em laboratório. Nesse caso, repomos o hormônio em falta e não tratamos a causa do hipotireoidismo, uma vez que o hipotireoidismo não tem cura.

Consulte um médico se você está se sentindo cansado sem qualquer motivo aparente ou apresentar qualquer um dos outros sinais ou sintomas de hipotireoidismo.