INFERTILIDADE MASCULINA

Quando um casal está há mais de um ano sem conseguir engravidar, mesmo sem a utilização de métodos contraceptivos, é preciso investigar as causas que levaram a essa dificuldade. Nesse processo, a análise não se resume apenas aos fatores femininos: é igualmente importante avaliar a saúde do homem para descobrir se a condição foi ocasionada pela infertilidade masculina.

O QUE PODE CAUSAR A INFERTILIDADE MASCULINA?

Cerca de 50% dos casos de infertilidade do casal estão ligados a fatores masculinos.

As causas são diversas e é fundamental que os homens entendam que o quadro de infertilidade masculina na maioria das vezes não é definitivo e tem tratamento.

As principais causas da infertilidade masculina são:

- Idiopática: A presença da infertilidade idiopática (sem causa aparente) pode, na realidade, possuir uma ou mais causas, como falha na captação do óvulo pela tuba (“ovulação”), falhas de fertilização (defeitos nos espermatozoides ou óvulos de má qualidade), e falhas de implantação (dificuldade no embrião se fixar ao útero).

- Varicocele: É uma condição causada pela dilatação das veias testiculares — algo similar ao que ocorre nas pernas por conta da trombose, por exemplo. A condição afeta a qualidade e quantidade de espermatozoides produzidos, mas é majoritariamente assintomática e costuma ser de difícil identificação por parte do paciente.

- Testículos mal locados: Essa alteração tem importância porque, para viabilizar a produção de espermatozoides, os testículos precisam estar um grau, um grau e meio abaixo da temperatura corpórea.

- Hipogonadismo: É uma condição médica causada pelo mau funcionamento das gônadas de pacientes de ambos os sexos, afetando ovários e testículos, resultando em uma dificuldade de produção de determinados hormônios e, consequentemente, problemas de fertilidade.

- Tumor de testículo: Tumores de testículo se apresentam usualmente como um nódulo endurecido ou inchaço indolor em um dos testículos

TRATAMENTOS PARA A INFERTILIDADE MASCULINA

Após fazer uma investigação minuciosa, o médico descobrirá qual dos fatores acima foram responsáveis pela infertilidade masculina. Com o diagnóstico em mãos, o paciente pode se submeter a um dos seguintes tratamentos para a reprodução humana:

• Fertilização in vitro (FIV);

• Inseminação artificial (IA);

• Uso de vitaminas antioxidantes;

• Cirurgia para reversão da vasectomia;

• Injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI).

• Outros.

A infertilidade masculina deve ser tratada com a orientação de um profissional qualificado para que as chances de o casal ter a sonhada gestação sejam maiores.