NÓDULO NA MAMA - Devo me preocupar?

Atualizado: 29 de fev.

Toda mulher que segue uma rotina de cuidados e visitas regulares ao ginecologista, possivelmente já teve orientação para realizar o autoexame das mamas. Já se sabe que ele é uma ferramenta importante para conhecer o corpo e identificar alterações significativas. Mas, ao encontrar um nódulo de mama, poucas mulheres sabem o que ele pode indicar e como proceder.

O QUE É O NÓDULO NA MAMA?

Um nódulo na mama (lesão) é um espessamento ou uma saliência cuja textura é diferente do tecido mamário ao redor. Um nódulo pode ser descoberto pela mulher ou durante um exame físico de rotina pelo médico.

Os nódulos nas mamas são relativamente comuns e geralmente não são cancerosos.

Os nódulos podem ser indolores ou doloridos. Às vezes, eles são acompanhados por secreção no mamilo ou alterações na pele, como irregularidades, vermelhidão, textura com covinhas ou estiramento da pele.

QUAIS OS TIPOS DE NÓDULO DA MAMA?

Quando se trata de um nódulo benigno, os dois principais tipos são:

• fibroadenoma: este tipo de nódulo na mama costuma ser liso, arredondado, móvel e indolor. É mais comum nas mulheres em idade fértil;

• alteração fibrocística: essa formação pode ser acompanhada de dor. São comuns em mamas densas.

Na maioria das mulheres, o nódulo tem relação com mudanças hormonais. Por isso, a orientação é que o autoexame seja feito após a menstruação — sobretudo por ser nesse período em que a glândula mamária fica menos inchada e menos sensível.

QUANDO É PRECISO PROCURAR UM MASTOLOGISTA?

O nódulo no seio pode indicar o desenvolvimento de outras doenças, além do câncer de mama. Por essa razão, é fundamental recorrer à avaliação médica assim que perceber qualquer alteração.

O diagnóstico precoce é fundamental para saber como proceder. Isso vale tanto para os tumores malignos quanto para os benignos. Por essa razão, contar com suporte especializado é crucial ao mínimo sinal de que algo está fora do normal.

Para ajudar a perceber os sinais, deixamos uma lista de condições que merecem atenção. Se encontrar um caroço, observe a presença de alguma dessas características:

• nódulo preso à pele;

• caroço com textura dura e irregular;

• pele com aspecto de casca de laranja;

• secreção sanguinolenta ou incolor do mamilo.

Ao encontrar um ou mais entre esses sinais, agende sua consulta com um mastologista. Se, ainda, houver sinais de infecção como vermelhidão, inchaço ou secreção, o atendimento deve ser imediato.