top of page
  • Foto do escritorClínica Dr. Paulo David

O QUE É A HOMEOPATIA E COMO FUNCIONA ESSA ESPECIALIDADE MÉDICA?

De forma objetiva, homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar ao doente doses mínimas do medicamento homeopático para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica.

É uma prática que serve para restabelecer o equilíbrio da saúde com foco no indivíduo, e não na doença. 

 


Homeopatia


COMO FUNCIONA ESSA ESPECIALIDADE?

A Homeopatia baseia-se no princípio dos semelhantes. Ou seja, toda substância capaz de provocar determinado conjunto de sintomas num indivíduo saudável pode curar o organismo doente que apresente os mesmos sintomas.

Na medicina convencional o paciente é tratado utilizando os remédios alopáticos que seguem o princípio dos contrários, ou seja, “Contraria contrariis curantur”. Com base nesse pensamento, quando um paciente apresenta febre, por exemplo, lhe é receitado um antitérmico que atua contra o sintoma apresentado. Já o medicamento homeopático é composto por uma determinada substância capaz de produzir sintomas similares aos da doença em uma pessoa saudável.

No entanto, diferente do que muitos pensam, alopatia e homeopatia podem ser complementares no tratamento de um indivíduo. O medicamento homeopático não anula os demais tratamentos convenciona

 

COMO É A CONSULTA COM O HOMEOPATA

A consulta homeopática é estruturalmente exatamente igual a uma consulta médica tradicional.

Inicialmente o médico homeopata procura entender a origem e as características do desequilíbrio apresentado pelo paciente. Nessa parte da consulta, chamada de anamnese, o objetivo é colher a maior quantidade de informações sobre o processo de adoecimento e como ele se caracteriza.

Quando um grupo de pessoas é exposto às mesmas situações, cada um responde de acordo com suas características individuais. Essas respostas, aqui chamadas de sintomas, irão compor a totalidade sintomática do caso e serão a base para a escolha do medicamento com maior grau de semelhança com as queixas do indivíduo nesse momento.

Após a anamnese será realizado o exame físico quando outras informações poderão ser colhidas e acrescentadas aos sintomas já conhecidos. O estudo de todo o quadro avaliado permitirá ao médico homeopata selecionar, indicar e determinar a dose a ser ingerida do remédio mais indicado para cada paciente.

 

A homeopatia trata o doente, e não a doença. Uma vez identificado o desequilíbrio no organismo, procura-se reestruturar a saúde do paciente, levando em consideração quaisquer situações que possam ter contribuído para o processo de adoecimento.


Desse modo, a Homeopatia não consiste somente na cura dos sintomas que o paciente está sentido no momento, mas também na melhora da saúde e da qualidade de vida de maneira integral.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
agendar.png
bottom of page