PEDRA NOS RINS: SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMENTOS

A pedra nos rins, também chamada de cálculo renal, é uma massa semelhante a pedras que podem-se formar em qualquer local do sistema urinário e podem surgir devido à alimentação rica em proteína e sódio e pouco consumo de líquidos no dia a dia, o que deixa a urina mais concentrada e aumenta o risco de formação de pedra.

SINTOMAS DE PEDRA NOS RINS

O sintomas de pedra no rim surgem quando a pedra é muito grande ou quando desloca-se pelo sistema urinário, causando dor e desconforto, que pode variar de intensidade de acordo com a localização da pedra. Os principais sintomas de pedra nos rins são:

• Dor no fundo das costas que pode limitar os movimentos;

• Dor nas costas que pode irradiar para a virilha;

• Urina turva e com sangue, em alguns casos;

• Vontade frequente para urinar;

• Dor ao urinar;

• Febre acima de 38º C.

Além disso, nos casos em que há obstrução do canal pelo qual passa a urina, a pessoa pode não urinar, aumentando a dor e o desconforto e o risco de infecção urinária.

DIAGNÓSTICO DE PEDRA NOS RINS

O diagnóstico da pedra no rim é feito pelo urologista ou clínico geral por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Além disso, podem ser solicitados exames de imagem, como ultrassom e raio-X com o objetivo de identificar o tamanho da pedra e a sua localização, o que é importante para que o tratamento mais adequado possa ser indicado.

O médico também pode indicar a realização de exame de urina do tipo I para investigar a composição da pedra, que pode ser de cálcio, ácido úrico, cistina e estruvita, por exemplo.

CAUSAS E TRATAMENTOS DE PEDRA NOS RINS

O aparecimento das pedras nos rins podem ser influenciado por diversos fatores, sendo os principais:

• Pouca ingestão de líquidos, o que deixa a urina mais concentrada;

• Alimentação rica em proteínas e/ou sódio e pobre em fibras;

• Infecção urinária recorrente;

• Predisposição genética;

• Doenças inflamatórias intestinais;

• Hiperparatireoidismo;

• Obesidade e sedentarismo;

• Uso recorrente de aspirina, antiácidos e diuréticos.

O tratamento para pedra nos rins é geralmente feito em casa e inclui repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios indicados pelo médico, como analgésicos e medicamentos que ajudam a dissolver a pedra e facilitar a sua eliminação.

Além disso, quem tem pedra nos rins deve também ter cuidados com a alimentação, evitando o sal, e diminuindo a quantidade de proteínas consumidas no dia a dia, por exemplo.

Nos casos em que as pedras são grandes, não são eliminadas e causam obstrução no sistema urinário, pode ser necessário realizar um pequeno procedimento cirúrgico para promover a eliminação da pedra no rim.