TIPOS DE RINITE

Rinite é o temo utilizado para definir a inflamação da mucosa que reveste os seios da face e cavidade do nasal, caracterizada por sintomas como espirros, coceira, obstrução nasal e coriza, podendo durar poucos minutos ou dias seguidos.

As rinites podem ser classificadas em agudas, quando os sintomas duram entre 7 e 10 dias, ou crônicas, quando os sintomas persistem por mais de 3 meses.

Tipos de rinite

A rinite pode ser classificada em 4 grupos, que levam em consideração critérios como frequência, intensidade dos sintomas, resposta obtida com os tratamentos e complicações.

Com base nesses critérios a classificação das rinites se divide nos tipos abaixo.

• Rinite infecciosa;

Esse é provavelmente o tipo de rinite mais comum.

Causado por bactérias autolimitadas ou vírus, é conhecido também como infecção do trato respiratório superior ou resfriado comum.

Esse tipo de rinite acontece quando o agente causador se instala nas mucosas do nariz, causando uma infecção.

• Rinite não alérgica;

As principais características da rinite não alérgica são os espirros crônicos, corrimento nasal ou congestão.

Apesar de muito semelhante a rinite alérgica, são dois tipos completamente diferentes da doença pois na rinite não alérgica o sistema imunológico não é envolvido em nenhum momento.

• Rinite alérgica;

A rinite alérgica é uma manifestação do organismo, através do sistema imunológico, a presença de partículas consideradas estranhas ao organismo, conhecidas como alérgenos.

Essas substâncias estranhas entram no organismo pelo nariz, porta de entrada do ar e de várias substâncias carregadas por ele.

Nesse tipo de rinite o organismo reage intensamente a presença desses alérgenos para se defender.

Por isso quando uma pessoa tem uma crise de rinite alérgica é comum apresentar coriza, coceira no nariz, espirros e obstrução nasal.

É comum que muitas pessoas desenvolvam rinite alérgica ainda crianças, mas adultos também podem passar a apresentar esse tipo de rinite a qualquer momento.

• Rinite mista;

Rinite mista é o tipo de rinite que se caracteriza pela presença de mais de um agente causador, ou seja, causada por um vírus e uma bactéria simultaneamente.

Diferença entre rinite e sinusite

Apesar de haver uma grande confusão, rinite e sinusite são doenças completamente diferentes.

A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz que pode ser causada por vários fatores, dependendo do seu tipo.

A sinusite, por sua vez, ocorre quando os seios da face, uma espécie de câmara de ar localizadas ao redor do nariz e forrada por uma mucosa bastante parecida com a do próprio nariz, se encontram inflamados.

Essa mucosa produz muco que acaba sendo drenado para dentro do nariz, se depositando na região.

Por isso é comum que pessoas com sinusite sintam dores na região acima do nariz, já que é nesse local que o muco produzido se acumula até que seja expelido, normalmente com uso de medicamentos.

Rinite tem cura?

Os tipos não alérgicos de rinite podem ser curados com tratamento que elimina seus sintomas rapidamente.

Já nos casos onde é diagnosticado o tipo alérgico da rinite não existe uma cura. Dessa forma o objetivo do tratamento será sempre manter o paciente sem sintomas, ou diminuindo a sua frequência e intensidade, de modo que sua qualidade de vida não seja prejudicada.