top of page
  • Foto do escritorClínica Dr. Paulo David

TROMBOSE VENOSA PROFUNDA

Atualizado: 3 de dez. de 2020



O QUE É TROMBOSE VENOSA PROFUNDA?


Trombose venosa profunda (TVP) constitui na formação de coágulos sanguíneos que se desenvolvem em veias profundas do corpo. O coágulo pode bloquear parcialmente ou completamente o fluxo sanguíneo através da veia. A maioria dos casos ocorre na parte inferior da perna ou coxa, porém o trombo pode fluir pelo sangue e atingir outras partes do corpo, incluindo o braço, o cérebro, os intestinos, o fígado, rim ou pulmão, causando graves consequências, como a embolia pulmonar.





QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA TROMBOSE VENOSA PROFUNDA?

  • Dor nos braços e nas pernas principalmente na região das panturrilhas, podendo expandir até os pés e tornozelos.

  • Edema (inchaço), na área afetada.

  • Mudança de cor, a região afetada pela doença ganha a coloração vermelha ou azul.

  • Os sintomas de uma embolia pulmonar variam dependendo de quão grande é o coágulo e de quão bem o seu coração está funcionando. Os pacientes podem ter dificuldade de respirar e sentir dores nas costas.


COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE TROMBOSE VENOSA PROFUNDA?


Um médico pode diagnosticar a trombose venosa profunda através do ultrassom doppler venoso de membro inferiores. Também pode ser necessário, para o médico, realizar outros procedimentos de imagem, como a angio-TC, para descartar ou avaliar o risco de uma embolia pulmonar.





QUAL O TRATAMENTO DA TROMBOSE VENOSA PROFUNDA?


Baseado no uso de medicação anticoagulante, para reduzir o risco de uma embolia pulmonar ou outras complicações. A prescrição do medicamento, de acordo com o caso, pode ser definida de 3 a 6 meses de uso, contudo, em alguns casos com fatores de riscos recorrentes, ou não elimináveis, o uso do medicamento anticoagulante pode ser por tempo indefinido.


365 visualizações0 comentário
agendar.png
bottom of page